sexta-feira, 2 de março de 2012

Como elicitar Casos de Uso? Parte 3


Dando continuidade à sequência de posts sobre casos de uso, vou comentar agora sobre a importância da obtenção de valores agregados ao negócio na elicitação de casos de uso.

Um dos pontos mais críticos em uma gestão de requisitos com casos de uso é a correta elicitação dos casos de uso. Na hipótese disso não ser muito bem feito, trará conseqüências desastrosas à eficácia do projeto.

Um caso de uso pode ser identificado respondendo a seguinte pergunta feita a um usuário: O que você pretende obter usando o sistema? A resposta que ele dará é algo relacionado ao resultado de valor que ele espera obter ao usar o sistema. Na verdade, a modelagem de casos de uso é a arte de identificar valores que o sistema deve agregar ao negócio. Por isso quando estamos elicitando casos de uso, devemos estar muito atentos para que todos esses resultados de valor sejam obtidos. Nossa preocupação é fazer com que o conjunto dos casos de uso que modelarmos, entregue todos esses valores esperados. O escopo de cada caso de uso está fortemente associado à obtenção de valores agregados ao negócio.

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