terça-feira, 15 de novembro de 2011

Treinamento em Análise de Requisitos com BPM, Estórias do Usuário e Casos de Uso

Nosso blog está mudando de endereço. Acesse www.wm2info.com.br.


Este curso aborda três técnicas que ajudam na elicitação de requisitos: Modelagem de Processos de Negócio (BPM), Estórias do Usuário e Casos de Uso. A Modelagem de Processos de Negócio ajuda na identificação de funcionalidades; Estórias de Usuário nos leva a uma descrição sucinta e precisa oferecendo agilidade ao processo de desenvolvimento; Casos de Uso é um método que pode, opcionalmente, ser aplicado para descrever as interações entre o usuário e o sistema. O curso apresenta cenários de gestão de requisitos que definem quando cada uma dessas técnicas deve ser utilizada.

O objetivo deste curso é formar Analistas de Requisitos. Não se trata de um curso de informação, ou seja, ensinando o que é um Analista de Requisitos, o que faz, quando faz, porque faz, etc. Este curso vai bem além disso. Formamos um profissional com a competência necessária e suficiente para elicitar requisitos de sistemas de informação, ou seja, achar (identificar), classificar, organizar e especificar requisitos.

O curso foi totalmente idealizado para duas categorias de público:
  • Profissionais especializados em desenvolvimento de sistemas que desejam aprimorar as técnicas de Análise de Requisitos, aproximando-se da Análise de Negócio da empresa.
  • Administradores, Contadores, Economistas, Engenheiros e Usuários de sistema de informação, leigos em Informática que pretendem conhecer as técnicas de Análise de Requisitos para melhorar suas performances nos projetos que participam, ou que pretendem ingressar na área de Informática através da Análise de Requisitos.
Será apresentada uma visão operacional do trabalho cotidiano de um Analista de Requisitos, com dicas de como elicitar requisitos a partir das Necessidades dos Stakeholders de nível estratégico, tático e operacional. Apresentará formas de descrever requisitos usando a técnica de Estórias do Usuário, muito usada nas metodologias ágeis tais como SCRUM e XP. A partir dessas Estórias será ensinado como desenvolver o Modelo de Casos de Uso e fazer a especificação detalhada de cada Caso de Uso e Requisitos Não-Funcionais.

Programa do curso
  • Conceitos introdutórios sobre Requisitos de Software.
  • A importância da Modelagem Visual na busca pela eliminação da ambigüidade.
  • Conceitos sobre a Abstração X Decomposição como forma de definir a granularidade dos requisitos.
  • Elementos da Visão Geral de um Sistema.
  • Tipo de Stakeholders: Estratégico, Tático e Operacional.
  • Analista de Negócio X Analista de Requisitos.
  • Postura profissional de um Analista de Negócio/Requisitos.
  • Modelagem de Processos de Negócio (Diagrama de Atividades da UML) como forma de identificação de Requisitos Funcionais.
  • Estórias do Usuário como técnica de elicitação de Requisitos Funcionais.
  • Casos de Uso como forma de elicitação de Requisitos Funcionais.
  • Estórias do Usuário X Casos de Uso.
  • Modelagem de Casos de Uso.
  • Especificação de Casos de Uso.
  • Requisitos Não-Funcionais.
  • ISO-9129 como forma de identificação de Requisitos Não-Funcionais.
  • Requisitos de Usabilidade.
  • Especificações Suplementares.
Data de Início
04/02/2012


Carga horária
24 horas (3 sábados de 8 horas).

Local
Veris – IBTA
Av. Paulista, 302, (em frente a estação do metrô Brigadeiro).
São Paulo - SP.

Faça sua Inscrição
Fone (11) 9631-1247
E-mail: evandro@wm2info.com.br

2 comentários:

absbrandao disse...

Ir. Evandro,
Recomendei esse blog para um amigo do trabalho que está fazendo mestrado em eng de software no IPT. Ele me ligou hoje elogiando seu blog e pediu que lhe transmitisse os parabéns pelo bom conteúdo e pela maneira bem escrita.
Abs,
Andre Brandao.

Evandro M. Pinto disse...

Oi André.
Fico honrado pela indicação do meu blog. Quero que saiba que o elogio sempre se converterá em motivação para sempre oferecer o melhor conteúdo que eu puder disponibilizar a meus amigos, alunos e leitores. Seja sempre bem vindo. Um grande abraço.