quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Qual a diferença entre Equipe e Time?

Nosso blog está mudando de endereço. Acesse www.wm2info.com.br.

Dentro do domínio da gestão de projetos, é muito comum a utilização dos termos “time” e “equipe”. Alguns, quando querem demonstrar que suas equipes são altamente coesas e costumam atingir os objetivos do projeto, escolhem o termo “time”. Será que o termo “equipe” significa um conjunto de profissionais incompetentes que não costumam atingir seus objetivos? Claro que não! Qual será a diferença entre os termos “time” e “equipe”?

O Wikcionário (http://pt.wiktionary.org) descreve “time” como um grupo de pessoas envolvidas em atividades semelhantes e descreve “equipe” como um conjunto de pessoas encarregadas de qualquer tarefa em comum. A diferença parece existir, mas não ficou clara.

A Wikipédia (http://pt.wikipedia.org), na ocasião em que consultei, descreve “equipe” como um grupo de pessoas com habilidades complementares que trabalham juntas com o fim de atingir um propósito comum. Faz ainda uma associação a uma agremiação esportiva, tal como um time de futebol.

A minha interpretação é que o termo “time” leva a entender que é um tipo especial de equipe, porque reúne pessoas com habilidades complementares. Por exemplo, um time de futebol é formado por onze jogadores onde cada um desempenha um papel diferente de tal forma que um complementa o papel do outro.

Com isso, chego à conclusão que o termo “equipe” tem um conceito mais genérico, ou seja, reúne pessoas que trabalham para atingir um determinado objetivo. Um time de futebol, neste sentido, pode ser considerado uma equipe, porque todos têm o mesmo objetivo, o qual é ganhar o jogo. Em contrapartida, podemos também ter uma equipe onde cada membro faz exatamente a mesma coisa, ou seja, possuem o mesmo papel.

No contexto da Engenharia de Software, o termo “time” poderia ser aplicado para uma equipe onde cada membro possui um papel diferente (complementar), tais como gerente do projeto, arquiteto de software, analista de negócio, projetista, programador (popularmente chamado de desenvolvedor), testador, etc. Como se vê, temos um grupo de pessoas com papeis diferentes e complementares. Creio que podemos chamar esse grupo de “time”.

Entretanto, se tivermos um grupo de programadores fazendo exatamente a mesma coisa, ou seja, programando, entendo que temos aí, uma equipe de programadores. É possível que alguém possa argumentar que não, ou seja, temos um time de programadores porque cada um está fazendo um programa (método de uma classe, stored procedure, etc.) diferente. Insisto ainda dizer que se trata de uma equipe, porque cada programador com seu respectivo programa em desenvolvimento, corresponde à uma instância de um mesmo papel.

Este é um excelente tema para uma discussão acadêmica. Para que serve? Talvez para nada... mas poderá servir como um exercício mental para desenvolvermos nossa capacidade de descrever corretamente elementos abstratos que nos cerca no nosso dia-a-dia, muito útil para Analistas de Negócio e Analistas de Requisitos.

Convido a todos a fazerem seus comentários sobre este tema. Quem sabe poderemos chegar a uma descrição consistente. Se chagarmos, poderemos colaborar com o Wikcionário e com a Wikipédia.

6 comentários:

Anônimo disse...

Jogo de palavras apenas. Tão útil quanto discutir o sexo dos anjos.

Priscila disse...

As empresas de um modo geral tendem a criar metodologias e nomes próprios para suas coisas, numa tentativa desesperada de serem inovadoras. O manifesto ágil utiliza o termo "time" como um grupo de pessoas comprometidas com o trabalho e que vão entregar com agilidade e qualidade. Só que as pessoas se esquecem que uma equipe ou time de pessoas comprometidas e qualificadas entrega com qualidade, independente do nome.

Evandro Moreira Pinto disse...

Oi Priscila.
Obrigado pelo comentário. Sim, concordo contigo. O foco de uma equipe ou de um time sempre foi, é e será entregar o produto de trabalho atendendo aos requisitos esperados, dentro do prazo e orçamento planejados. Entretanto, insisto no tema: quando usar o termo "equipe" ou "time"?
Abraço

Anônimo disse...

Evandro, essa é a beleza da nossa língua portuguesa que permite usar palavras de varias origens e etimologias. "Equipe" vem do francês e "time" vem do inglês. As duas, em sua língua original, querem dizer praticamente a mesma coisa: um grupo de pessoas com o mesmo objetivo. São sinônimos. Cabe ao autor usar aquela me melhor combina com seu texto e com seu publico.
Um grande abraço,
Andre Brandao.

Evandro Moreira Pinto disse...

Oi André.
Excelente comentário porque agrega valor ao nosso conhecimento. Não sabia das origens dessas palavras. Muito obrigado.

mFOGO disse...

Engraçado, a única pessoa que criticou foi tambêm a única que não se identificou.